Um sonho realizado - escalar o Penedo

Morro do Penedo (Vila Velha) - via Plano de Manejo 5º VI A0 E1 D1 165m
Mais uma via aberta no Morro do Penedo e uma possibilidade de escalar até o cume daquele monumento natural imponente na baía de Vitória. Sempre que passava pelo centro da cidade olhava o Penedo e pensava em um dia ir até lá em cima, mesmo antes de conhecer o mundo da escalada já tinha esse sonho.
Joy, eu, Karapeba, Monstro e Celso

E foi com a vontade de diversos amigos escaladores, e também em comemoração ao niver da Joy,  que marcamos a data. No último sábado às 7:30 estávamos todos lá: eu, Joy, Luca, Karapeba, Luiz Celso e Monstro. Muitos acharam que era muita gente numa única via no mesmo dia. Mas dividimos as cordadas, separamos os equipamentos, pegamos o barquinho (do Seu Agnaldo) e partimos rumo ao pé da via (molhado).


A primeira enfiada já nos preparou para o que vinha adiante, com uma diagonal que deixou o psicológico travado, mas tudo bem bastou fazer a leitura de forma correta, utilizar as técnicas de aderência e usar todos os cristais disponíveis.
Joy (aniversariante), eu e Karapeba

Como combinado com Karapeba, guiei a segunda enfiada, que ainda bem foi beeeem tranquila, apesar da exposição (poucos grampos). Após um descanso na sombra da árvore foi a vez de enfrentar o CRUX, realmente essa terceira enfiada foi bem difícil, até para quem estava de segundo, como eu. Dei uma roubadinha de leve, mas ao chegar na parada desta enfiada foi a hora de fazer o registro no livro de cume. Tive a satisfação de colocar meu nome no livro e contar que tal façanha só foi possível graças ao super herói Karapeba.
Karapeba (pontinho de vermelho) guiando a 3ª enfiada

Tudo bem, combinamos que eu iria guiar a 4ª e última enfiada, mas pra falar a verdade, não tinha forças para ver o que me aguardava, ainda mais que já sabia que tinha uns lances de exposição, bem diferentes do restante da via, que mais parecia uma esportiva, com tantos grampos.
Luca registrando sua passagem pela via

Karapeba concordou em guiar mais esta enfiada que nos levaria ao cume. Ainda bem, porque também não era de graça, rsrs. E que cume! A vista 360º lá de cima é fantástica! De lá é possível ver as cidades de Serra,  Vila Velha, Cariacica e Vitória.





 Fizemos algumas fotos de lá e descemos, utilizando o cabo de aço existente como apoio. No meio da descida a chuva nos alcançou e tivemos que acelerar o passo, mas com muito cuidado, um escorregão poderia machucar de verdade. Depois enfrentamos o matagal e a lama até chegar a casa do Seu Agnaldo que nos conduziu de volta e com segurança para Vitória.


Valeu galera e parabéns a Joy por mais um outono de aventuras.

Croqui da via:

Mais fotos



















Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LINDO NANA, MARAVILHA ESTA NESTE MOMENTO EM CONTATO COM A NATUREZA, QUANTAS VEZES PASSEI E OLHEI PARA ESSE MORRO, MAS VER POR ESTAS FOTOS O VISUAL DE LÁ, REALMENTE DISLUMBRANTE!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia também...

1º Guia Completo de Vias de Escalada

Objetivo: Travessia das Sete Quedas

Dia da Independência e de Vitória na trip de escalada em Pancas/ES