Um sonho realizado - escalar o Penedo
| Morro do Penedo (Vila Velha) - via Plano de Manejo 5º VI A0 E1 D1 165m |
Mais uma via aberta no Morro do Penedo e uma possibilidade de escalar até o cume daquele monumento natural imponente na baía de Vitória. Sempre que passava pelo centro da cidade olhava o Penedo e pensava em um dia ir até lá em cima, mesmo antes de conhecer o mundo da escalada já tinha esse sonho.
| Joy, eu, Karapeba, Monstro e Celso |
E foi com a vontade de diversos amigos escaladores, e também em comemoração ao niver da Joy, que marcamos a data. No último sábado às 7:30 estávamos todos lá: eu, Joy, Luca, Karapeba, Luiz Celso e Monstro. Muitos acharam que era muita gente numa única via no mesmo dia. Mas dividimos as cordadas, separamos os equipamentos, pegamos o barquinho (do Seu Agnaldo) e partimos rumo ao pé da via (molhado).
A primeira enfiada já nos preparou para o que vinha adiante, com uma diagonal que deixou o psicológico travado, mas tudo bem bastou fazer a leitura de forma correta, utilizar as técnicas de aderência e usar todos os cristais disponíveis.
| Joy (aniversariante), eu e Karapeba |
Como combinado com Karapeba, guiei a segunda enfiada, que ainda bem foi beeeem tranquila, apesar da exposição (poucos grampos). Após um descanso na sombra da árvore foi a vez de enfrentar o CRUX, realmente essa terceira enfiada foi bem difícil, até para quem estava de segundo, como eu. Dei uma roubadinha de leve, mas ao chegar na parada desta enfiada foi a hora de fazer o registro no livro de cume. Tive a satisfação de colocar meu nome no livro e contar que tal façanha só foi possível graças ao super herói Karapeba.
| Karapeba (pontinho de vermelho) guiando a 3ª enfiada |
Tudo bem, combinamos que eu iria guiar a 4ª e última enfiada, mas pra falar a verdade, não tinha forças para ver o que me aguardava, ainda mais que já sabia que tinha uns lances de exposição, bem diferentes do restante da via, que mais parecia uma esportiva, com tantos grampos.
| Luca registrando sua passagem pela via |
Karapeba concordou em guiar mais esta enfiada que nos levaria ao cume. Ainda bem, porque também não era de graça, rsrs. E que cume! A vista 360º lá de cima é fantástica! De lá é possível ver as cidades de Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória.
Fizemos algumas fotos de lá e descemos, utilizando o cabo de aço existente como apoio. No meio da descida a chuva nos alcançou e tivemos que acelerar o passo, mas com muito cuidado, um escorregão poderia machucar de verdade. Depois enfrentamos o matagal e a lama até chegar a casa do Seu Agnaldo que nos conduziu de volta e com segurança para Vitória.
Valeu galera e parabéns a Joy por mais um outono de aventuras.
Croqui da via:
Mais fotos







Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMUITO LINDO NANA, MARAVILHA ESTA NESTE MOMENTO EM CONTATO COM A NATUREZA, QUANTAS VEZES PASSEI E OLHEI PARA ESSE MORRO, MAS VER POR ESTAS FOTOS O VISUAL DE LÁ, REALMENTE DISLUMBRANTE!!!
ResponderExcluir