1 super-heroi e 3 iniciantes esse é o lema!

Após muitas aventuras sem as devidas postagens, hoje vou contar um pouco sobre a via "1 minuto e 4 segundos - 4º V+ E3 160m", na Pedra do Caramujo em Ibiraçu.

Há algum tempo venho chamando o Gabriel "Milhouse" para conhecer uma via de escalada tradicional, afinal, em um ano de prática do esporte ele só conhecia escalada indoor e esportiva, onde ele já está demonstrando certa desenvoltura. Foi então que combinei com o casal Karapeba e Giovana para fazer a via "1 minuto e 4 segundos" e coloquei o Gabriel nesta barquinha.
Saímos cedo de Vitória, pegamos um pequeno trânsito na BR 101, pois próximo ao nosso destino havia ocorrido um grave acidente envolvendo 2 carros e 1 caminhão. Quando chegamos na base da via o sol já atingia a via por completo. Karapeba e Giovana iniciaram a escalada da 1ª enfiada com tranquilidade, tudo bem... Giovana começou guiando, mas desistiu antes de chegar no primeiro grampo, sem problemas pois o super-heroi Karapeba passou direto por ela e guiou não só esta mas todas as outras enfiadas pela dupla. 
Na minha cordada, resolvi mostrar não só para o Milhouse, mas para mim mesma que ainda conseguiria guiar uma via tradicional, afinal, desde setembro passado não escalava uma tradicional e desde outubro escalei pouquíssimas vezes, devido a uma lesão no dedinho do pé.
Uhuuuul, cheguei na P2 tranquilamente, mas daí em diante foi a vez do Milhouse mostrar sua desenvoltura e estrear guiando uma via tradicional. Ele não decepcionou e a distancia entre os grampos não foi empecilho para ir em frente e chegar ao cume. Parabéns Grabriel! 

Agradeço ao Karapeba, Giovana e Gabriel pela parceria e companhia nesta aventura. Parabéns também aos conquistadores Oswaldo Baldin, André Luiz, Fred Knopp, Tatu e Eliezer. 
Para chegar: Siga pela BR101 norte, passe por Fundão e observe que alguns quilômetros adiante terá o bairro Guatemala (que pertence a Ibiraçu), fácil identificar pois tem um ponto de ônibus a direita da pista. Para quem vem no sentido contrário, após passar o Mosteiro Zen Budista é o bairro seguinte. Neste local pegue uma estradinha de terra descendo e passando nas primeiras casas, suba para a direita e siga pela estrada principal. Descendo uma ladeira (de onde se tem uma visão frontal da pedra) pegue para a esquerda (em uma bifurcação) e suba em direção a montanha. O carro vai até bem próximo da pedra, no bananal. A caminhada é de cerca de 10 minutos, sobe-se um pequeno trecho de bananal e segue em diagonal para a direita. O início da via é bem demarcado pela presença de duas lacas encostadas na base da rocha.
Observação: A montanha fica dentro do Sítio Boa Vista, de propriedade do Sr. Vanderval Gorza, por isso, comunique sua presença no local ao proprietário, numa casa que fica bem mai abaixo, lá naquela bifurcação, é uma casa logo acima e a direita.

Comentários

  1. Ótima descrição da tradicional na pedra do Caramujo. Valeu por todo o incentivo que vc me dá, e por isso, vc sabe, eu te considero minha "MÃE" na escalada!!
    Aproveito para agradecer ao Karapeba e à Giovana por terem apresentado essa pedra para mim.
    O Sol estava imponente e não deu trégua, o que nos fez consumir quase todo estoque de água. Mas nossa vontade de ir ao topo era maior e continuamos com calma e firmeza até o fim.
    Finalmente, deixamos nosso comentário no caderno do cume, onde tecemos elogios ao belo cenário.
    Onde será o próximo? Penedo?
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia também...

1º Guia Completo de Vias de Escalada

Objetivo: Travessia das Sete Quedas

Dia da Independência e de Vitória na trip de escalada em Pancas/ES