Dia da Independência e de Vitória na trip de escalada em Pancas/ES

Um feriado no meio da semana é uma excelente desculpa para uma viagem de escalada. Foi então que no dia da Independência do Brasil partimos, eu, Evie Negro, Lucas Mello (Goiamum), Joyce Wandermurem e Samuel Amaro para Pancas, uma cidade no norte do Espírito Santo que tem ao seu redor montanhas diversas e com grande potencial de vias de escalada.


O pernoite foi no sítio Cantinho do Céu, excelente estrutura de camping e preço convidativo (R$17,00 com café da manhã), além do bom papo do proprietário Fabinho e sua mãe Joana.

Luana Rebouças, Evie Negro, Joyce Wandermurem, Samuel Amaro e Lucas Mello

No dia seguinte (aniversário da cidade de Vitória), acordamos cedo e partimos para a Pedra da Cara, onde está situada a via "Face Oculta - 3º IV E3 290m". O Fabinho foi super receptivo e nos levou até o início da trilha que dá acesso a base da via.

A trilha foi cheia de mato alto, espinhos e um costão sem proteções fixas, mas tudo correu bem e chegamos ao início da via por volta das 9h30 e logo a cordada masculina começou a escalada. Em seguida a Joyce guiou a primeira enfiada com seus 60 metros de esticão. Nesse momento nossa parceira de cordada, Evie Negro sentiu os efeitos da má alimentação do dia anterior e por isso resolveu abortar a aventura e nos esperar ali.


A cordada feminina desfalcada (eu e Joyce) seguiu intercalando as enfiadas. A 2ª enfiada foi mais um esticão de 60 metros, a 3ª com 65 metros nos fez sair da parada e continuar a segurança da próxima chapeleta. O sol estava forte, mas a brisa amenizou a temperatura. Seguimos lentamente as demais enfiadas chapa por chapa, de cristal em cristal, usando e abusando da boa aderência até chegar ao cume após 6 horas, onde Lucas Mello e Samuel Amaro nos esperavam.


Contemplamos o visual fantástico lá de cima por alguns minutos, registramos no livro de cume nossa presença  com agradecimentos aos conquistadores, que nos possibilitaram contemplar a vista e os monumentos naturais ao redor da Pedra da Cara.

Assista ao vídeo:


Rapelamos até onde a Evie nos esperava e em seguida, com o auxílio e orientação do Fabinho descemos o costão em segurança. Esse cara é demais, ele se preocupou com nossa demora e foi nos resgatar no início da noite.

A escalada foi tranquila, os parceiros de trip foram fantásticos, a vista fenomenal e o cansaço extremo. Parabéns a todos os integrantes dessa aventura e aos conquistadores Oswaldo Baldin e Marcos Palhares (Tatu).

Pedra da Cara e os conquistadores Tatu e Baldin


Dicas para aqueles que querem repetir a via:
Levar 2 cordas de 60 metros, pois não existem chapeletas ou grampos intermediários nas enfiadas para o rapel. 5 costuras são suficientes, mas leve 2 grandes para reduzir o arrasto da corda na 3ª enfiada. A trilha para chegar a base da via tem início na estrada, passa por um mato alto, segue pelo costão à direita - uma boa escalaminhadam, com excelente aderência e algumas lacas soltas - até que se visualize, na mesma altura, a árvore onde incia a via que estará à esquerda, neste ponto é necessário atravessar uma grota e realizar uma travessia até chegar na árvore que serve de base da via.


Comentários

Leia também...

1º Guia Completo de Vias de Escalada

Objetivo: Travessia das Sete Quedas